ERASMUS + na Catalunha: EPATV termina projeto sobre a melhoria das condições de empregabilidade e empreendedorismo para jovens PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ERASMUS + na Catalunha: EPATV termina projeto sobre a melhoria das condições de empregabilidade e empreendedorismo para jovens

Foi em Lleida que decorreu esta semana a última reunião do projeto EROVET – Grupo de Investigação Europeu em Formação Profissional, um projeto financiado pelo Programa ERASMUS + e que, ao longo dos últimos dois anos, produziu um conjunto de ferramentas e produtos que ficam agora abertos ao dispor de escolas, centros de formação e professores, alunos e empresas que se queiram juntar à rede de parceiros “EROVET”.

A EPATV, enquanto parceira fundadora desta rede, relembra que o seu objetivo essencial foi melhorar e promover o acesso ao mercado de trabalho para estudantes e pós-formados de Formação Profissional da Europa, colocando o foco no empreendedorismo enquanto competência a desenvolver transversalmente na escola, numa perspetiva humanista.

Nesta reunião foram terminados e aprovados os produtos que haviam antes sido discutidos pelos professores dos países dos consórcios e foram definidos procedimentos para a sua utilização, nomeadamente: um Prémio Europeu de Empreendedorismo destinado a estudantes do Ensino Profissional, um Selo  de  Escola Empreendedora reconhecer os centros de formação profissional/ escolas na Europa que se destacam pelo seu trabalho de promoção do empreendedorismo e um Curso de Gestão Empresarial e Empreendedorismo, destinado aos alunos finalistas das escolas parceiras do projeto. Nesta reunião foram ainda apresentadas a Bolsa de Emprego e a Bolsa de Mobilidade que se encontram disponíveis em www.erovet.eu.

A reunião dividiu-se entre a Escola del Treball de Lleida e na GLOBALleida e reuniu os oito parceiros de sete países que fazem parte do projeto europeu EROVET: O INS Escola do Trebal de Lleida (Espanha), Dieythynsi Deyterobathmias Ekpaideysis N.Rodopis (Grécia), a Escola Profissional Amar Terra Verde, Lda (Portugal), Landkreis Osnabrück Fachdienst Bildung (Alemanha) ), iiss des ambrois (Itália), Ortakoy 80. Yil Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turquia), Vilniaus turizmo ir prekybos verslo mokykla (Lituânia) e GLOBALleida (Espanha). Foram 19 os participantes que representaram as oito entidades participantes do projeto. A EPATV fez-se representar pela coordenadora do Centro Qualifica e pela responsável pelo Observatório de Empregabilidade da EPATV, duas das estruturas que maior influência têm no acompanhamento dos estudantes pós-formados pela escola e no seu apoio até à integração socioprofissional plena.